sábado, 20 de dezembro de 2008

A Porto Seguro e a Industria de Seguros no Brasil

Exceto se declarado de outro modo, qualquer referência a alguma seguradora concorrente da Companhia deve ser considerada como referência que inclui todas as sociedades controladas e coligadas a tal seguradora concorrente da Companhia. Os dados apresentados abaixo em relação à indústria brasileira de seguros são derivados de informações apresentadas às autoridades brasileiras que supervisionam a atividade seguradora.
Visão Geral
A indústria brasileira de seguros vem sofrendo mudanças significativas desde 1994. O seguro possuía menor relevância na economia brasileira até a implementação do Plano Real em 1994, que reduziu a inflação com a introdução do real como moeda brasileira. Desde a implementação do Plano Real, e não obstante as várias crises econômicas que afetaram o Brasil após o Plano Real (como em 1998 e 2002), a inflação e as taxas de juros se mantiveram relativamente estáveis e baixas em comparação com o período de vinte anos anterior à implementação do Plano Real, a atividade industrial e do varejo, salários e poder de compra do consumidor têm crescido em geral, e o investimento estrangeiro e doméstico bem como as reservas cambiais têm aumentado.
Tais fatos ajudaram a estimular o crescimento do setor de seguros no Brasil. A penetração do setor de seguros no Brasil (receita de prêmio como percentual do PIB / fonte: Fenaseg) e a densidade (receita de prêmio per capita / fonte Swiss RE, Sigma) aumentaram de aproximadamente 1,3% e US$34 em 1993 para aproximadamente 3,3% e US$202 em 2007. A indústria brasileira de seguros continua crescendo mais rapidamente do que o PIB, com penetração de 3,25% em 2007, frente aos 3,17% registrados em 2006.

Apesar da sólida taxa de crescimento, a indústria brasileira de seguros e os mercados de seguro nos quais a Companhia atua ainda têm pequena penetração em comparação com outros países. A Companhia acredita que este fator oferece interessantes oportunidades de crescimento.
Apesar do forte crescimento desde 1994, a indústria brasileira de seguros e os mercados de seguros nos quais a Companhia opera são ainda relativamente pouco desenvolvidos quando comparados com outros países.

Fonte: http://www.portoseguro.com.br

Nenhum comentário: