Porque tem gente que não dá certo no marketing de rede?
São vários os motivos que levam as pessoas a não serem bem sucedidas no marketing de rede. Assim como na montagem de um empreendimento tradicional, no marketing multinível é preciso desenvolver algumas competências cruciais para o sucesso e talvez duas das mais importantes sejam o Planejamento e a Persistência.
Planejar, aliás, está entre as principais características dos empreendedores de sucesso. Não importa se você está ajudando a construir a igreja de sua comunidade ou se você pretende participar de uma competição como o Iron Man, o planejamento estará sempre presente em sua vida.
É fundamental que você saiba aonde quer chegar e que tenha um plano detalhado de como chegar lá. É por isso que planejamento se faz de trás pra frente. Primeiro determinamos nosso destino final e depois estudamos e planejamos as ações necessárias a cada dia, semana, mês e ano para se chegar lá.
Algumas pessoas são excelentes planejadoras mas péssimas executoras. Desenhar um plano de ação é só uma das etapas da jornada de sucesso. É na dificuldade do dia a dia que a vida separará os persistentes e determinados daqueles que desistem no meio do caminho.
Um erro comum das pessoas que fazem marketing multinível é a acomodação. São líderes que fazem um excelente trabalho e criam organizações com milhares de pessoas achando que podem descansar e relaxar. Se isso fosse verdade a Pepsi jamais passaria a Coca-Cola, a veterana e quase centenária VARIG não seria comprada pela novata GOL e a AIG seria uma eterna potência do mercado segurador.
No marketing multinível quanto mais seu grupo cresce e quanto mais você ganha, maiores são suas responsabilidade e mais trabalho você tem. É a mesma relação que há numa empresa tradicional. Quem você acha que ganha mais? A copeira ou o presidente? E qual deles trabalha mais?
Se você acha que está “empacado” e que as coisas não “acontecem” para si, aproveite este início de ano, pare um instante e reflita. Será que o problema está no seu grupo que não trabalha ou naquela pessoa que aparece na frente do espelho quando a gente olha para ele?
Ser líder de marketing multinível exige planejamento, persistência e trabalho de qualidade. A medida que seu grupo cresce suas funções se modificam. Gosto muito da comparação com os trabalhadores de uma obra. Quando não sabemos nada e vamos trabalhar na construção civil começamos como serventes. Talvez o pior emprego da face da terra! É a pessoa que fará todo o trabalho braçal. Vai carregar arreia, saco de cimento, preparar a massa e levar lata de concreto no ombro até o quinto andar do prédio.
Quando o servente evolui na profissão ele vira um pedreiro, aquela pessoa que sabe levantar paredes, rebocar e assentar uma porta. Em seguida torna-se um mestre de obra e começa a comandar uma equipe de pessoas para então se tornar o engenheiro que supervisiona toda a obra e assume a responsabilidade pelo trabalho feito. É só ver de quem é a culpa quando um prédio cai. Vai todo mundo em cima do servente que colocou mais areia do que cimento na massa ou do engenheiro que assinou a obra?
Aqui é a mesma coisa. Equipe desmotivada? Sem saber pra onde ir? Fazendo apresentações sem vida e sem qualidade? Salas de reuniões sem convidados? Grupo reclamando que as coisas não acontecem? Gente saindo de sua rede e falando mal de você e da empresa? Caramba... onde é que eu deixei aquele espelho...
É gratificante e alentador ver que a boa e velha receita de marketing multinível ainda está viva e funcionando muito bem. Não importa se estamos na era da internet ou se fazemos o trabalho de maneira tradicional. As funções e responsabilidades do líder não mudam porque independente do ambiente (virtual ou real) nosso negócio é feito essencialmente por pessoas e com pessoas.
Os verdadeiros líderes assumem para si a responsabilidade de seus grupos. São os engenheiros que planejam, orientam, acompanham e, sempre que necessário, colocam a mão na massa.
E como o planejamento faz parte da vida de todos, inclusive das empresas, gostaria de compartilhar com vocês nossas metas de trabalho para 2009.
Site de comércio eletrônico de turismo
A WOW! Tecnologia, uma das quatro empresas do grupo Embarque Nessa, lançará até maio deste ano um site de comércio eletrônico de turismo.
Voltado para o público final, o site contará com ferramentas de compra on-line de pacotes turísticos, hospedagem, passagens aéreas e locação de veículos.
Esta ferramenta será comercializada para outras operadoras de turismo mas também estará disponível àqueles distribuidores da WOW! que desejarem ampliar suas atividades podendo desenvolver um negócio de comércio eletrônico aliado a sua atividade de marketing multinível.
Parceria com a Porto Seguro
Lançaremos durante todo este ano mais serviços da Porto Seguro, bem como um sistema on-line de orientação e planejamento financeiro.
Além disso ofereceremos ferramentas on-line para contratação destes serviços que poderão ser acopladas ao site de comercio eletrônico do distribuidor.
Sistema de treinamento
Divulgaremos em breve nosso mais novo sistema de treinamento com técnicas e material de apoio para a comercialização de nossos serviços. O curso foi criado para capacitá-los na arte de oferecer serviços de seguros e viagens ao consumidor final.
Convenção 2009
Em maio deste ano realizaremos nossa segunda convenção em comemoração aos 10 anos da Embarque Nessa, primeira empresa do grupo, e aos 3 anos da WOW!. O evento acontecerá em um Resort em uma praia do Nordeste.
Em breve divulgaremos o local do evento, a programação e as metas para que você participe de graça! Aproveite esse início de ano para "dar uma olhadinha no espelho", organizar seu grupo e fazer desta convenção um marco em seu negócio com a WOW!.
Um forte abraço,
Andres
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