segunda-feira, 2 de março de 2009

"Está na hora de conhecer o Brasil"

Turismo brasileiro tem incremento de 20%, no primeiro bimestre de 2009

Para se ter uma ideia, as vendas de pacotes turísticos cresceram 15% e os voos domésticos aumentaram 10%
Turismo brasileiro tem incremento de 20%, no primeiro bimestre de 2009
SÃO PAULO - Na contramão dos balanços negativos apresentados por alguns mercados da economia global, o turismo brasileiro driblou a crise financeira e registrou crescimento de 20% nos dois primeiros meses de 2009, em relação ao ano anterior.
"O turismo brasileiro foi um investimento certeiro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criou o Ministério do Turismo em 2003", avaliou o ministro da pasta, Luiz Barretto.
Outros dados que fortalecem esse crescimento dizem respeito aos pacotes de viagens e aos voos domésticos. Para se ter uma ideia, as vendas de pacotes turísticos cresceram 15%, entre os primeiros bimestres de 2008 e 2009, segundo dados da Abav (Associação Brasileira de Agentes de Viagem).
Além disso, o número de turistas que optaram viajar de avião se elevou, fazendo com que os voos domésticos tivessem um incremento de 10%, nesta mesma base comparativa.
"Está na hora de conhecer o Brasil"
Para os próximos meses de 2009, o Ministério do Turismo está preparando uma série de campanhas e ações para incentivar as viagens pelo Brasil.
A partir da ideia "Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil", lançada no fim de 2008, a pasta planeja realizar campanha, filmes e anúncios para estimular viagens domésticas antes de feriados prolongados. Dentro deste mesmo propósito, está outra campanha de divulgação dos destinos nacionais nos aeroportos pelo país.
Além disso, o Ministério dará continuidade ao programa "Viaja Mais Melhor Idade", que beneficia pessoas idosas, e à campanha "Brasil Sensacional", que divulga o país no exterior.
Estudar para melhorar a prática
Outro ponto a ressaltar é o diagnóstico que o Ministério elabora, junto com a FGV (Fundação Getulio Vargas), sobre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil, revelando as qualidades e necessidades de cada local.
A partir de 2009, os 17 municípios candidatos à sede da Copa do Mundo de 2014 receberão um estudo mais específico.

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